A saúde do nosso intestino pode ser uma das principais responsáveis pela tão desejada longevidade saudável!
Isso acontece porque, nosso intestino habitam milhares de microrganismos que auxiliam nas diversas funções do corpo, inclusive nos processos que levam à longevidade.
Chamamos essas colônias de bactérias de microbiota intestinal, a qual muda a sua composição conforme os anos vão passando. E é muito comum pessoas de mais idade apresentarem uma menor variação de espécies de microrganismos com a diminuição da sua densidade. O que pode ser responsável por diversas inflamações sistêmicas, além de problemas relacionados à imunidade.
Você pode gostar também::: Mudanças no estilo de vida e tratamento da obesidade
Qual a importância da saúde do intestino para a longevidade?
No artigo publicado pela Science News, pesquisadores analisaram amostras da microbiota de mais de nove mil indivíduos para compreender de que forma a microbiota intestinal afeta a longevidade.
Neste estudo foram comparadas análises de indivíduos com microbiotas saudáveis contrapostas com indivíduos que sofreram a diminuição da densidade e variedade de microrganismos. Ambos os casos em processos de envelhecimento.
Uma coisa muito interessante que os pesquisadores observaram, foi que a microbiota segue se desenvolvendo plenamente em pessoas com hábitos saudáveis.
Ainda, um estudo publicado pela Broad Institute apontou que pessoas centenárias têm na sua microbiota intestinal uma composição diferenciada em relação a outros indivíduos mais jovens e saudáveis.E essa composição seria a responsável por sua longevidade.
Na pesquisa, foram encontradas evidências de que essas pessoas desenvolveram bactérias que os protegem de diversas infecções, geralmente causadas por remédios que afetam negativamente a microbiota. E esse seria o segredo para a sua longevidade.
Como manter a saúde do intestino e fortalecer a microbiota intestinal?
Para manter as bactérias boas do intestino funcionando bem não há segredo: comer bem e comer comida de verdade!
Nesse sentido, deixar de lado comidas que não agregam em um real valor nutricional para o nosso corpo. Alimentos como os ultraprocessados e fast food diminuem a variedade de bactérias boas e favorecem a inflamação no nosso organismo.
Por isso, buscar usar ingredientes frescos no preparo dos seus alimentos é fundamental. Ainda, um super alimento para manter a microbiota saudável são os probióticos.
Os probióticos são organismos vivos que auxiliam na manutenção e fortalecimento da microbiota. Podemos encontra-los facilmente nas prateleiras do supermercado. Opções como iogurtes naturais sem adição de açúcares ou corantes, iogurtes naturais, coalhada seca, chucrute, shoyo orgânico, kimchi, kombucha, kefir, picles são as melhores opções.
Em conclusão, cuidar da saúde do nosso intestino é muito mais do que apenas melhorar suas funções básicas. Esse cuidado é, na verdade, um cuidado para o bom funcionamento de todo o organismo e uma escolha certeira para quem busca viver por mais tempo e com qualidade.
Espero que você tenha gostado deste artigo, mas se quiser saber mais sobre longevidade saudável e como pequenas mudanças na sua rotina podem fazer toda a diferença na sua vida, me siga nas redes sociais. Lá eu compartilho novos conteúdos diariamente!