Qual a idade ideal para começar o tratamento de reposição hormonal?

reposição hormonal

A reposição hormonal, tanto em homens quanto em mulheres, não tem uma idade certa para ser iniciada. Inclusive, o correto é o seu médico avaliar o seu estado de saúde geral para estipular se já é hora de começar o tratamento.

Dessa forma, existem alguns indícios de que a hora de repor os seus hormônios está próxima. E é importante ficar atento aos sinais porque quanto mais cedo o tratamento começar, melhores os resultados!

Quando começar o tratamento de reposição hormonal?

No caso das mulheres esse tratamento deve começar obrigatoriamente antes do início da menopausa. Isso porque fica muito mais fácil trazer qualidade de vida e uma transição hormonal mais suave, caso a mulher tenha iniciado antes a terapia de reposição hormonal.

Dessa forma, o médico levará em conta uma média de idade para iniciar o tratamento, tendo em mente a idade em que a mãe da paciente também entrou na menopausa. E geralmente o tratamento começa por volta dos 40 ou 45 anos de idade.

Mas além disso, muito mais importante que a idade cronológica da mulher,  é indicar a terapia de reposição hormonal (TRH) a partir de sintomas clínicos. Como por exemplo, TPM aumentada, alterações do ciclo menstrual, dores nas relações sexuais, dentre outros.

Os sintomas mais comuns incluem:

• Problemas para dormir
  • Alterações de humor
  • Irregularidade na menstruação
  • Sintomas depressivos
  • Fadiga

Já nos homens, a reposição segue um padrão semelhante ao da mulher. Ou seja, está menos ligada à idade cronológica em si, e mais aos sintomas e alterações de exames laboratoriais. Alguns sintomas clínicos incluem:

• Ganho de peso
  • Falta de energia
  • Baixa libido
  • Fadiga
  • Sintomas depressivos
  • Perda de massa muscular

Como é feita a reposição hormonal?

Tanto em homens quanto em mulheres a reposição pode ser feita de diversas formas.

E dentre as opções temos a reposição via oral, injetável e transdérmica.

Hoje em dia a opção mais indicada, tanto para homens quanto para mulheres, são os implantes hormonais. Eles consistem em implantes subcutâneos que têm uma quantidade de hormônios que são liberados aos poucos diretamente na corrente sanguínea.

Você pode gostar também::: O que é preciso saber sobre a testosterona?

A grande vantagem dos implantes hormonais é sua comodidade posológica, ou seja, o paciente sequer percebe que está utilizando um hormônio, favorecendo a adesão ao tratamento. A liberação via implantes é mais estável, proporcionando resultados mais consistentes ao longo do tratamento sem subidas e descidas nos níveis dos hormônios.

E eles duram até 1 ano, no caso dos absorvíveis. Já os inabsorvíveis podem permanecer liberando hormônios por até 3 anos, devendo ser substituídos após esse período.

A reposição hormonal é um tratamento fundamental para a saúde de homens e mulheres. É através dela que conseguimos manter uma boa qualidade de vida e de bem-estar.

Por fim, espero que você tenha encontrado as respostas para suas dúvidas com este artigo! E se você gostaria de saber mais sobre saúde integrativa, modulação hormonal e envelhecimento saudável, me siga também nas redes sociais. Estou no instagram e no Facebook