O que é e como funciona a homeopatia?

O que é e como funciona a homeopatia

A homeopatia é um sistema de tratamento que tem em sua base o princípio de que o próprio corpo tem o poder de se curar. Nesse sentido, a homeopatia é a medicina holística que que vê a enfermidade e a pessoa como um todo, procurando compreender além da doença em si.

 

É por isso que compreendemos essa prática medicinal como uma forma mais humanizada de cuidar da saúde das pessoas. Além disso, na homeopatia, buscamos formas de tratamento que fujam dos tradicionais fármacos. Isso porque, dependendo do caso, eles podem contribuir para aumentar a toxicidade no organismo, ao invés de fornecer a cura. 

agende sua consulta

O que é a homeopatia?

Um dos seus princípios básicos é o “semelhante cura semelhante”. Isso significa usar o agente causador em dosagens baixas e diluídas para tratar os sintomas. 

 

Um bom exemplo dessa ação é o Natrum Muriaticum, o qual, em sua forma não homeopática, é o sal de cozinha. Porém, ao passar pelos processos de diluição, agitação e sucussão, ele se torna um medicamento.

 

Outro pilar da homeopatia é a experimentação em indivíduos sãos. Foi dessa forma que o pai da homeopatia, Dr. Samuel Hahnemann, desenvolveu os seus primeiros experimentos. Então, quando um grupo de pessoas sãs (com uma boa saúde mental e física) ingere um medicamento homeopático como o Natrum Muriaticum, eles irão passar por alguns sintomas. Dentre eles: 

 

  • Tristeza profunda
  • Introspecção
  • Sensação de solidão 

 

Em geral, um sentimento profundo de que algo está faltando em suas vidas. Além disso, sentirão sintomas físicos como dores de um lado da cabeça e uma sensação estranha no estômago. 

Esses sintomas, experienciados por pessoas saudáveis, formam a Homeopatia de Matéria Médica. Logo, quando alguém relata ao médico homeopata, por exemplo, que passou por uma experiência de luto e sente esse vazio e solidão profundos, é exatamente o Natrum Muriaticum que ele poderá receitar.

A alquimia na homeopatia

No exemplo que citei anteriormente, sobre o Natrum Muriaticum, é importante analisarmos quimicamente esse elemento. 

 

A forma bioquímica do sal de cozinha é o NaCl:

 

Na = Sódio   Cl = Cloro

 

O cloreto de sódio está na categoria química dos sais, e todos sais precisam de um cátion e de um ânion para exercerem suas funções e ligações. Porém, quando colocamos o sal na água, ele se dissolve, ou seja, as ligações são desfeitas. 

 

E é curioso reparar que isso é o mesmo que acontece com uma pessoa que precisa tomar Natrum Muriaticum. Visto que ela passou por um processo de quebra, no qual perdeu (de alguma forma) alguém ou algo que amava e agora sente o vazio e a tristeza. 

Você pode gostar também::: Saúde do intestino está relacionada com a longevidade. 

O que podemos tratar com essa terapia?

Na verdade, a homeopatia não trata doenças, mas sim, pessoas!

 

E pessoas podem ter os mais variados tipos de doenças, desde as de ordem de saúde mental, como a depressão, até patologias físicas como infecções de repetição. 

 

Logo, a homeopatia pode tratar tudo aquilo que acomete esses indivíduos. 

 

O mais importante aqui é que o médico homeopata consiga entender as raízes desses problemas. E para isso ele precisa saber informações acerca de como o problema começou, como é a sua vida e quais experiências você teve e que podem ter contribuído para isso. 

 

A homeopatia é uma forma integrativa de tratar pessoas e curar suas doenças. E se você se interessa por compreender de que forma a homeopatia cura e gostaria de estudar mais sobre o assunto, abaixo eu deixo o link do meu livro. 

 

“Homeopatia: uma canção alquímica” é um material escrito por mim a partir das minhas especializações e estudos como médico homeopata. E para saber como você pode adquirir o seu exemplar, é só clicar no link abaixo!

 

homeopatia-uma-cancao-alquimica

 

Preencha os campos abaixo para entrar em contato.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?