Níveis de magnésio e a saúde da mulher

Os níveis de magnésio são fundamentais para manter mais de 300 funções no corpo e, na saúde da mulher, esse nutriente age diretamente na prevenção do aborto. Já na menopausa, o magnésio atua sobre a saúde óssea, prevenindo a osteoporose.

 

Além disso, bons níveis de magnésio podem diminuir as chances do desenvolvimento de sintomas depressivos, agindo sobre os níveis de disposição, bom funcionamento intestinal e oscilações de humor

 

Mas antes de falarmos sobre os benefícios desse nutriente para a saúde das mulheres, precisamos entender melhor o que é o magnésio. 

 

O que é o magnésio? 

O magnésio é um dos minerais mais abundantes no nosso organismo, perdendo apenas para o sódio, cálcio e potássio. 

 

Dentre as suas mais de 300 funções, podemos destacar aqui os seus benefícios para a disposição, por atuar diretamente no relaxamento muscular e tendo poder de melhorar nossa força e resistência. 

 

Além disso, ele participa da metabolização da glicose e melhora a ação da insulina. Isso porque ele aprimora a sensibilidade das células em relação ao hormônio. Ou seja, por regular a concentração de açúcar no sangue, ele consegue diminuir as chances de desenvolvimento de diabetes. 

Você pode gostar também::: Qual a relação entre vitamina D e doenças cardíacas?

Qual a importância do magnésio na saúde da mulher?

É muito comum que mulheres procurem a suplementação de magnésio para amenizar sintomas como cólicas e as oscilações de humor provenientes da tensão pré-menstrual (TPM). 

 

Porém, o magnésio tem muitos benefícios além destes, sendo especialmente importante durante o período de climatério. 

Primeiramente porque o magnésio atua melhorando a fixação do cálcio no organismo, algo fundamental nessa fase. Visto que as mulheres ficam mais suscetíveis a doenças como a osteoporose. 

 

Além disso, a síndrome metabólica é algo que acomete entre 22% até 69% de mulheres no período de climatério e menopausa. 

 

Em um estudo publicado na National Libeary of Medicine, observou-se os efeitos de uma dieta rica em magnésio e o seu poder de diminuir a resistência insulínica em indivíduos com síndrome metabólica. 

 

Como consumir magnésio? 

Geralmente indicamos que mulheres consumam doses diárias de magnésio através da alimentação. E você pode encontrar esse mineral nos seguintes alimentos: 

  • Abacate
  • Peixes com maior percentual de gordura como salmão, sardinha e truta
  • Chocolate amargo
  • Oleaginosas como amêndoas e nozes

 

Além disso, muitas pessoas podem não conseguir absorver os níveis apropriados de magnésio apenas através da alimentação. 

 

Nesse caso a suplementação passa a ser fundamental e pode ser receitada pelo seu médico. Para isso, o profissional irá avaliar a sua dieta, hábitos e exames de sangue para estipular a dosagem diária que você precisa. 

Nesse ponto é importante que você compreenda que a dose de magnésio varia de indivíduo para indivíduo. Além disso, mulheres em diferentes fases da vida também precisam de doses diferentes. Por isso, é extremamente desaconselhável que você use receitas prontas para buscar a sua dosagem ideal. 

 

E se você gostaria de entender melhor o magnésio e diversos outros minerais agem no seu organismo, recomendo a leitura do meu ebook que está disponível para download gratuito!

15 VITAMINAS E MINERAIS ESSENCIAIS PARA UMA VIDA LONGA E SAUDÁVEL

Boa leitura!

Preencha os campos abaixo para entrar em contato.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?