Mudanças no estilo de vida são o primeiro tópico que precisamos avaliar na hora de começar o tratamento da obesidade. Visto que, são os seus hábitos que ditam a sua saúde.
Mesmo que fatores como a genética influenciem quanto aos riscos de desenvolvermos obesidade, eles não são fatores decisivos. Logo, o tratamento para a obesidade começa na avaliação de como são os hábitos alimentares, sua relação com os exercícios físicos e até sua saúde mental.
Os riscos da obesidade
Embora já seja um fato que a obesidade e sobrepeso apresentam riscos para desenvolvermos doenças cardíacas e crônicas, precisamos compreender como de fato isso acontece.
E o primeiro ponto para compreendermos isso é a síndrome metabólica.
A síndrome metabólica representa um conjunto de condições que elevam as nossas chances de desenvolver quadros como hipertensão. Isso acontece por causa do excesso de açúcar no organismo, acúmulo de gordura – principalmente na região abdominal – e níveis de colesterol elevados.
E a síndrome metabólica tem conexão direta com a resistência à insulina, hormônio responsável pela metabolização da glicose.
A síndrome metabólica é considerada uma doença da civilização moderna, visto que é desencadeada pelos nossos maus hábitos alimentares e falta de exercícios físicos.
Mudanças de estilo de vida no tratamento da obesidade
O tratamento da obesidade é um desafio para a grande maioria das pessoas. Visto que muitas vezes, o consumo de alimentos ultraprocessados é de acesso mais fácil e mais barato do que comida de verdade.
Porém, uma mudança de hábitos pode ajudar a desviar desse problema. Por exemplo, tirar algumas horas do seu domingo – ou algum outro dia – para preparar as refeições da sua semana. Dessa forma, isso pode evitar que você procure por alimentos pobres em nutrientes por não ter tempo de preparar comida de verdade todos os dias.
Mas além disso, a mudança real e profunda de hábitos é fundamental para evitar o efeito sanfona.
Leia também::: Os benefícios da vitamina D além da imunidade
Como ter uma mudança efetiva e permanente de hábitos
É muito comum vermos pessoas que conseguem perder grandes quantidades de peso, porém, após algum período, ganham todo o peso de volta. Este é o famoso efeito sanfona.
Geralmente isso acontece quando não existe uma real mudança de hábitos e de mindset. Nesse sentido, muitas pessoas apelam para rotinas alimentares e de exercícios muito restritas, o que se torna insustentável no longo prazo. Ainda, os pacientes que acreditam puramente na medicação, e subvalorizam a mudança de hábitos, são os mais propensos ao efeito sanfona.
Dessa forma, a melhor maneira de iniciar uma mudança de estilo de vida para tratar a obesidade é começar aos poucos e levando em conta a sua rotina. Ou seja, não usar planejamentos prontos desenvolvidos de forma genérica, sem levar em conta as suas particularidades, genética e rotina. Quando você começa a mudar seus modelos mentais e hábitos de vida, o uso dos medicamentos terá muito mais sucesso e elevará sua confiança de que é possível tratar efetivamente sua obesidade.
Ainda, a melhor forma de fazer isso do jeito certo é ter o acompanhamento adequado. E o seu médico pode ser o seu melhor amigo nesse momento. É ele quem poderá realizar os exames necessários para verificar o seu estado de saúde, bem como auxiliá-lo nos processos de construção de uma nova rotina.
Também considero o acompanhamento nutricional como um ponto central do sucesso, recomendo sempre nossas nutricionistas funcionais para os pacientes que começam seus programas de emagrecimento.
E se você está no caminho para buscar hábitos de vida mais saudáveis, no meu canal no youtube eu compartilho semanalmente dicas e informações importantes sobre longevidade saudável, manutenção de peso e bem-estar. Para acessar o meu canal, é só clicar no link abaixo!