É possível tratar enxaqueca crônica sem remédios?

tratar enxaqueca crônica sem remédios

A enxaqueca crônica é uma forma constante da enxaqueca. E os sintomas, bem como a recorrência, podem variar de pessoa para pessoa.  Ela pode aparecer, por exemplo, por mais de 15 dias por mês, durante pelo menos três meses seguidos.

E embora muitas pessoas acreditem que apenas medicamentos convencionais são a solução nesses casos, existem diferentes tratamentos mais saudáveis que podemos adotar para melhorar esta condição. E com certeza, o que tem maior potencial de cura são as investigações para chegarmos a raiz dessa questão.

Os analgésicos tratam a enxaqueca crônica?

Uma coisa muito interessante sobre esse tipo de quadro é que, mesmo recorrendo aos analgésicos, as crises nem sempre respondem da forma esperada. Um motivo para isso é o de que os medicamentos geralmente não solucionam as causas mais profundas da enxaqueca, proporcionando apenas um alívio temporário da dor.

Ou seja, os medicamentos acabam apenas mascarando os sintomas e não tratando o problema.

Dessa forma, existem dois pontos cruciais que observo estarem conectados com as enxaquecas crônicas: o estresse e as sensibilidades alimentares.

Você pode gostar também::: Tudo o que você precisa saber sobre glúten e inflamação

Síndrome do Intestino Irritável

É muito comum que os mesmos pacientes que relatam ter enxaqueca crônica, também sofrerem com algum problema no intestino. Por exemplo, pessoas que convivem com a síndrome do intestino irritável são mais propensas a apresentar quadros de enxaqueca.

Uma possível explicação para isso estaria na ligação entre hipersensibilidade visceral e sensibilização central

A SII – Síndrome do Intestino Irritável – faz com que os seus órgãos fiquem hipersensibilizados à dor o que leva à sensibilização central. Ou seja, no seu cérebro acontecem alterações, como a liberação do peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP). Isso faz com que o corpo produza inflamação e sinais de dor ao cérebro.

Com o tempo, essa relação se agrava. Por isso é tão comum que pacientes que sofrem com SII tenham sintomas além daqueles relacionados ao intestino, caso da enxaqueca.

O estresse e a enxaqueca crônica

O estresse pode ser um dos fatores desencadeantes ou agravantes da enxaqueca crônica. Quando uma pessoa está estressada, seu corpo produz hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina, que podem desencadear uma série de reações físicas.

E dentre essas reações temos a contração dos músculos da cabeça e do pescoço, alterações na pressão arterial e no fluxo sanguíneo para o cérebro, o que pode desencadear crises de enxaqueca.

Existe cura para esta condição?

Primeiramente, a enxaqueca crônica precisa ser investigada para possibilitar o tratamento eficaz. Isso significa não apenas mascarar os sintomas, mas sim, buscar tratar o agente causador das dores frequentes

Ainda, é importante considerar tratamentos e hábitos que ajudem a solucionar o problema a longo prazo. A homeopatia, equilíbrio hormonal, uso de suplementos, técnicas de manejo do estresse e estilo de vida saudável, são ótimos exemplos. Isso visto que, as medicações psicotrópicas muitas vezes apenas aliviam os sintomas e podem causar efeitos colaterais indesejáveis.

E se você busca tratar sintomas como a enxaqueca crônica de forma eficiente e sem agredir ainda mais o seu organismo, através do link abaixo você pode agendar a sua consulta comigo! Será um prazer ajudar você no caminho da longevidade saudável!