O conceito de mindfulness é um estado mental de atenção plena, que envolve estar totalmente focado no presente, com uma certa atitude de não julgamento, e com intenção positiva, de trazer benefícios para nós mesmos e para o ambiente que nos circunda.
Ele também não luta contra sentimentos ou pensamentos, pelo contrário, permite que eles se manifestem e observa de forma não julgadora, permitindo assim soltar os apegos e aversões que nos aprisionam a eles.
É um pouco complexo, porque desde cedo somos ensinados a fazer várias tarefas e cumprir várias obrigações ao mesmo tempo. Em contrapartida somos levados a entrar na montanha-russa das nossas emoções e pensamentos, sendo arrastados por eles e tendo as consequências de uma mente agitada e aflita.
O treinamento de mindfulness pode ajudar a revelar novas formas em lidar com essas emoções e pensamentos
Por meio do cultivo de mindfulness, conseguimos estar presentes nas nossas atividades, com muito mais foco, presença e com uma postura interna que nos auxilia a executar as atividades de forma mais clara e em menor tempo, otimizamos nosso tempo e nos desgastamos menos.
E para saber como isso funciona, compartilho com vocês o artigo abaixo, no qual explico o que é o mindfulness. Confira!
O que é o mindfulness?
O termo mindfulness tem sido traduzido por “Atenção Plena”, mas muito mais do que manter a atenção aberta e presente, ele traz o cultivo de certas posturas e intenções que estão ligadas ao estado natural da nossa mente.
Para que possamos desfrutar de mindfulness precisamos passar por treinamentos através de práticas meditativas formais e informais.
Nelas, procuramos fazer a intenção para estar consciente e prestar total atenção a uma experiência, enquanto lembramos que estamos no presente.
Ou seja, colocamos a nossa mente na atenção e abertura, com intenção de trazer benefícios para nós mesmos para os demais, com atitude profundamente aceitadora do presente.
Outra característica do mindfulness é ter uma consciência aberta a todas as sensações e condições mentais que surgem da experiência, deixando de lado a importância de serem percepções positivas ou negativas.
Significa que você tem que vivenciá-las sem julgar ou interpretar, deixando-se levar pelo fluxo incessante do presente.
O significado tradicional de mindfulness vem da palavra “sati” (da língua Pali, a língua em que os ensinamentos do Buda são escritos) e significa consciência, atenção e lembrar que estamos no presente.
No budismo, afirma-se que a mente cria todo sofrimento. Através da atenção plena ou “sati”, em seu contexto, aprende-se a acabar com todos os tipos de sofrimento por meio da introspecção, compreensão e desenvolvimento de sabedoria e insight para reduzir o desconforto.
Como ela funciona?
Para alcançar a atenção plena, você terá que ter disciplina e constância. Existem diferentes técnicas que podem nos ajudar a conseguir isso:
- fazer yoga
- praticar meditação
- respiração consciente
- escaneamento corporal
Vale frisar que mindfulness é um estado que é alcançado através da prática da meditação, independentemente do viés religioso – é uma prática laica.
Aliás, o objetivo da atenção plena é atingir um estado profundo de consciência durante a sessão e várias técnicas específicas são usadas para conseguir isso.
Relaxamos as tensões desnecessárias, mantemos nossa coluna ereta e adotamos certas posturas mentais que são sugeridas pelo instrutor.
Como você pode praticar
Aqui estão vários passos para ajudá-lo ao longo do caminho. Em relação ao tempo, é aconselhável começar a praticar vários minutos por dia e ir ampliando conforme for adquirindo a rotina até chegar ao ritmo ideal de 30 minutos diários.
Você tem que perseverar, não desistir se não notar mudanças no início e tentar ir muito rápido. Tenha paciência.
Encontre o seu momento de tranquilidade do dia
De manhã logo após acordar, antes de ir para a cama ao final do dia, depois de comer ao meio-dia…
Escolha um ambiente ou local descontraído
Escolha um local de preferência mais silencioso e sem distrações. Mas caso ocorram, se tornam parte da prática também.
Vista roupas confortáveis e posicione-se
Também fique em uma posição confortável. Sentado no chão com as costas retas para não atrapalhar a respiração ou deitado em um colchonete.
Concentre-se em sua respiração
Concentre-se em como o ar entra nos pulmões, como nutre todo o corpo com oxigênio e como sai novamente pelo nariz.
Mas através do cultivo de mindfulness passamos a nos familiarizar com esse estado mental, sendo cada vez mais natural e acessível.
Deixe que as emoções surjam livremente, sem se apegar ou rechaçar
Por exemplo, é essencial manter uma atitude neutra em relação a eles, não julgá-los como bons ou ruins, simplesmente percebê-los e observá-los de maneira impessoal.
Tenha paciência e perseverança
Nas primeiras vezes será difícil conseguir atingir o mindfulness. Afinal, estamos indo a mil rotações por hora e nosso cérebro não para de processar informações em um ritmo frenético que assusta.
Mas não se preocupe, também é uma questão de prática e mais prática, com treino, rotina e hábito, isso lhe custará cada vez menos, faça-o, você verá.
Mais tarde, uma vez adquirida a prática, para generalizar a mudança e transferi-la para o seu dia-a-dia, você deve levar essa atenção e consciência que usou durante a sessão para o resto de suas tarefas habituais.
Introduza atenção e consciência em sua vida, dessa forma há a possibilidade de mindfulness fazer parte de você mesmo. Siga um treinamento com instrutor autorizado sempre.
Espero por fim que tenham compreendido o que é o mindfulness e como ele funcional E para aprofundar mais seu conhecimento sobre o tema, siga também meu canal do Youtube!