Como a Obesidade Afeta a Saúde do Coração: Dicas para Prevenção e Tratamento

obesidade e saúde do coração

A obesidade é uma doença crônica segundo a OMS que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e afeta diretamente a saúde do coração.

Ela é definida como um excesso de gordura corporal que diminui a mobilidade e qualidade de vida. Um dos órgãos que mais sofre com a obesidade é o coração, uma vez que a gordura acumulada aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames.

Para você ter noção da gravidade da obesidade no Brasil, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2020,  a obesidade atinge mais da metade da população adulta, o que representa cerca de 96 milhões de pessoas. A pesquisa também mostrou que o excesso de peso atinge uma parcela significativa das crianças e adolescentes, com 15,9% das crianças menores de 5 anos e 31,7% das crianças entre 5 e 9 anos apresentando excesso de peso, além de 31,8% dos adolescentes sofrem com obesidade.

Estima-se que cerca de 6,4 milhões de crianças brasileiras com menos de 10 anos e 11,0 milhões de adolescentes brasileiros estejam obesos ou com sobrepeso.

A relação entre obesidade e saúde do coração

A forma mais primária sobre como a obesidade impacta na saúde do coração é através do aumento da pressão arterial. Com o excesso de peso,  o coração precisa trabalhar muito mais para bombear o sangue pelo corpo.

A obesidade também pode levar a resistência à insulina, o que pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2. Como consequência, a diabetes tipo 2 também aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca e doença arterial periférica.

Mas o mecanismo principal por trás das alterações cardíacas provocadas pela obesidade se deve ao fato de que o tecido gorduroso é produtor de hormônios e citocinas inflamatórias que acentuam a resistência à insulina e aumentam a velocidade de progressão da placa aterosclerótica no vaso sanguíneo.

Portanto, diagnosticar a inflamação crônica subclínica e intervir na solução desse problema silencioso é talvez o aspecto mais importante para prevenção de infartos e AVCs.

Você pode gostar também::: Mudanças no estilo de vida e tratamento da obesidade

Dicas para Prevenção e Tratamento da obesidade

Tratar a obesidade é um esforço diário, e eu compreendo que é bastante difícil seguir hábitos mais saudáveis quando vivemos imersos em uma cultura rica em fast foods e que cultua o sedentarismo

Mas gostaria de salientar aqui que cuidar da saúde do seu coração é algo imprescindível! Por isso, separei algumas dicas fundamentais para você começar hoje a mudar seus hábitos:

1 – Faça escolhas alimentares mais inteligentes para cuidar da saúde do seu coração:

Uma dieta rica em frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis é fundamental no controle da obesidade e no cuidado com a saúde do coração. Além disso, risque da sua lista de mercado alimentos industrializados – daquele tipo que você só precisa desembalar e colocar no microondas. Inclusive, apostar em uma dieta vegana também é uma excelente opção para cuidar da saúde do seu coração. Ainda, eu sempre recomendo que meus pacientes também passem pelo acompanhamento do nutricionista funcional na minha clínica.

2 – Mexa o seu corpo

A prática regular de exercícios ajuda a queimar calorias, fortalecer os músculos e articulações, além de melhorar sua saúde metabólica. Nesse sentido, os músculos são também órgãos endócrinos que ajudam a regular o metabolismo da glicose, além de diminuir a resistência à insulina, um dos aspectos mais preocupantes na obesidade.  E se você é do tipo que não se sente confortável indo à academia, experimente caminhar pelo seu bairro ou participar de esportes como bike, vôlei ou futebol!

Você pode gostar também::: 7 dicas para emagrecer de forma saudável

3 – Cuidado com estresse

Passar longos períodos da vida estressado contribui para o risco de doenças cardíacas de duas formas . A primeira delas é que o estresse aumenta a fome emocional e contribui para momentos de compulsão alimentar. A segunda forma é que o estresse aumenta a pressão arterial, o que no longo prazo faz com que você desenvolva doenças crônicas. Dentre essas doenças temos a aterosclerose, que irá bloquear o vaso sanguíneo, propiciando o infarto ou AVC.

Para viver uma vida plena e livre de doenças, é preciso um olhar integrativo para a sua saúde. Nesse sentido, um atendimento médico que veja você além dos seus sintomas é fundamental. Falo isso porque você é mais do que um corpo físico!

Todos temos nossa própria história e bagagem emocional, as quais precisam ser levadas em conta em um tratamento efetivo.

E se você concorda com isso e deseja saber mais o assunto, me siga também nas redes sociais:

Instagram Facebook