Não é novidade que a poluição do ar nos grandes centros representa um risco iminente para a saúde respiratória.
Em 2006, estudos* relacionados à poluição na cidade de São Paulo apontaram que componentes inaláveis resultados da poluição do ar estavam associados ao aumento de:
- 4,6% nas internações por asma
- 4,3% por doença pulmonar obstrutiva crônica – em idosos
- 1,5% por doença isquêmica do coração – em idosos
Além disso, os poluentes do ar também podem ser motivadores para o desenvolvimento de asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e até mesmo câncer de pulmão.
Poluição e saúde respiratória: quando é hora de se preocupar?
Atualmente, os maiores agentes poluentes no grandes centros – como São Paulo – são os veículos que usam combustíveis como gasolina e diesel e as grandes indústrias.
Nesse sentido, os materiais particulados como as cinzas, por exemplo, entram no organismo através da respiração e chegam até a corrente sanguínea.
Isso significa que os poluentes do ar podem tanto agravar quadros pré-existentes, como a bronquite, quanto causar doenças respiratórias.
E um indicador muito forte de que você vive em uma área com muita poluição é a película fina acinzentada nos vidros da sua casa. Além disso, sofrer com tosses frequentes, sensação de peso ao respirar e constantes inflamações respiratórias são sinais de alerta para o excesso de poluição.
* DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142016.00100006
Quais os riscos da poluição do ar?
Dentre os mais latentes riscos temos o câncer de pulmão, ataque cardíaco e derrame cerebral. Mas além disso, a poluição do ar também afeta nossa disposição, atividade cerebral e desenvolvimento físico.
Inclusive, já existem estudos **que apontam que casos de bebês nascidos em grandes centros e que apresentam baixo peso podem ter ligação direta com a poluição do ar.
Infelizmente fugir da poluição pode ser difícil para quem vive em grandes centros urbanos. Porém, se este é o seu caso, existem algumas formas de minimizar tais consequências.
Por exemplo, você pode verificar os dados de qualidade do ar antes de sair de casa e usar uma máscara. Principalmente se você já sofre com algum quadro de doença respiratória.
Outra opção são os purificadores de ar que podem ajudar a melhorar a qualidade do ar dentro da sua casa.
A vida moderna tem se tornado cada vez mais nociva para nossa saúde e a diminuição da poluição já é uma emergência.
Você também pode gostar:::Você dorme a noite inteira mas acorda cansado? Descubra o porquê
** DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89102005000600015
E se você gostou deste assunto e quer saber mais sobre longevidade, saúde integrativa e prevenção de doenças, conheça também o meu canal no youtube: