Você já pensou sobre como foram os seus últimos atendimentos médicos e como esse tipo de acompanhamento impacta na sua saúde no longo prazo?
A medicina preventiva busca cuidar da sua saúde antes de você apresentar sintomas, diferente do atendimento médico que você busca quando já existe alguma dor ou queixa – essa modalidade de medicina chamamos de curativa.
Embora ambas modalidades de cuidados médicos sejam importantes, hoje em dia é muito comum as pessoas apenas buscarem o atendimento quando já sentem alguma doença em desenvolvimento.
Talvez um dos maiores problemas de buscar apenas o tratamento na modalidade de medicina curativa, é que nós acabamos nos esquecendo das responsabilidades com nossa própria saúde. Isso acontece porque vamos ao médico apenas para resolver sintomas pontuais. E isso exclui os cuidados preventivos com a saúde, como a mudança no estilo de vida, por exemplo.
A grande questão aqui é que o estilo de vida é o que dita a nossa saúde. Dessa forma, tudo o que você come, seus relacionamentos e os modelos mentais que você cultiva, impactam diretamente na sua qualidade de vida e saúde.
Por isso, neste artigo eu gostaria de apresentar para você outra possibilidade: a medicina preventiva.
O que é a medicina preventiva?
A medicina preventiva é um cuidado que busca prevenir a maior parte das doenças que podem nos atingir. Por exemplo, diabetes, hipertensão, depressão ou perda de massa muscular – e até mesmo o câncer – são todas questões que podemos trabalhar para não desenvolvermos.
Porém, a saúde é uma planta que cultivamos hoje para colher amanhã! Ou seja, não há uma hora exata para buscar a medicina preventiva: sempre é hora de manter um olhar atento sob seus hábitos e monitorar sua saúde.
Isso significa que um médico especialista em medicina preventiva irá buscar as raízes do seu problema de saúde para auxiliar você a conquistar uma vida mais plena e saudável ao invés de tratar os sintomas. Isso significa estudar o que levou o seu corpo ao desequilíbrio e atuar de forma a prevenir o agravamento do quadro ou desenvolvimento de outras questões de saúde.
Você pode gostar também::: 5 Fatos sobre homeopatia que talvez você não conheça
Dessa forma, repensar e avaliar o seu estilo de vida se faz funcional na hora de tratar e prevenir doenças.
E sobre esse assunto, não há receita mágica. O que você precisa para viver a longevidade saudável é, basicamente:
- Uma dieta baseada em alimentos naturais, sem industrializados ou alimentos que você desconhece a procedência;
- Rotina de exercícios físicos, pelo menos uma vez por dia praticar alguma atividade física;
- Controle de estresse através de esportes, meditação, ioga ou outros métodos que ajudem você a desacelerar;
- Rotina de visitas ao seu médico de medicina preventiva
Como você pode viver mais e com mais qualidade?
Primeiramente, é interessante salientar aqui que ambas as modalidades de medicina (preventiva e curativa) são abordagens complementares. Dessa forma, a prevenção funciona para diminuir os riscos de você precisar, por exemplo, passar por um tratamento mais agressivo medicamentoso.
Dito isso, a medicina preventiva prevê um atendimento através de uma escuta atenta sobre quem é esse paciente e todas as variáveis que compõem a sua saúde. Isso ajuda o médico a entender fatores de risco e o que precisa ser ajustado para que o paciente desfrute de mais qualidade de vida.
Se você leu até aqui tenho certeza que ficou interessado em entender melhor como a medicina preventiva pode ajudar você a conquistar uma vida longa, com independência, dignidade e disposição. Então, acesse o link abaixo e agende a sua primeira consulta! Será um grande prazer fazer parte dessa transformação na sua vida: