Não há nada mais nocivo para a sua saúde do que não ter uma boa noite de sono.
Acordar cansado é um sinal de que o seu cérebro não está conseguindo desempenhar todas as suas funções reparadoras durante a noite. E isso pode acontecer por diversos motivos.
Por exemplo, o estresse excessivo aumenta a produção de cortisol o que consequentemente aumenta a atividade do sistema nervoso central. Isso deixa o seu corpo em um estado de alerta permanente, o que interfere diretamente na qualidade do seu sono, impedindo o repouso devido.
Ainda, fatores como idade, uso excessivo de telas e estilo de vida têm um profundo impacto no quão reparador será o seu sono.
Mas existem formas de dormir melhor e conseguir desfrutar de um dia produtivo e com energia!
Porque você acorda cansado
O estilo de vida contemporâneo tem como máxima a produtividade, o que poderia ser algo bom, porém, quando isso é colocado na frente da sua qualidade de vida as consequências ficam sérias.
Geralmente essa necessidade de produtividade a todo o instante faz com que você permaneça tenso e estressado por longos períodos da sua vida. Nesse sentido, quando você está muito preocupado com questões como trabalho na hora de dormir, você permanece em um estado de “semi vigília”.
Para entender como isso acontece, precisamos conhecer o ciclo do sono.
O nosso sono é dividido em quatro etapas:
- Sono superficial: este é o estágio entre a vigília e o sono. É quando você começa a sentir a sonolência. Nesse momento o cérebro produz ondas cerebrais de baixa amplitude e alta frequência (ondas alfa).
- Estágio 2: nessa etapa acontecem padrões de sono do complexo K e fusos do sono. Ambos padrões atuam na consolidação da memória e regulação do sono.
- Sono profundo: o sono profundo é quando o cérebro produz ondas de alta amplitude e baixa frequência (delta) e este é o estágio mais importante. É durante o sono profundo que acontece a liberação de GH (hormônio do crescimento), reparação de tecidos e consolidação da memória.
- Sono REM: semelhante ao estado de vigilia, no sono REM você experiencia sonhos vívidos e certa movimentação ocular. Essa fase é fundamental também para a consolidação da memória, mas também para as funções cognitivas e regulação do humor.
Como dormir melhor?
Um sono reparador de verdade é aquele que passa por todas as fases do ciclo, garantindo proteção cognitiva e reparação de tecidos. Porém, ao não passar por todas essas etapas, você acaba acordando com dores pelo corpo, fadiga mental e falta de disposição.
Você pode gostar também::: Como o mindfulness pode ajudar você a dormir melhor?
Dessa forma, dormir melhor é algo imperativo para a sua saúde. Por isso eu sempre digo que jamais devemos subestimar a importância do descanso e do sono.
Se você dorme mal e sente que não consegue tirar o melhor dos seus dias, é hora de consultar com um médico de confiança e especializado em cuidar da sua saúde como um todo. Vamos conversar sobre essa questão?
Assim, através de uma conversa profunda é possível conhecer o seu estilo de vida e propor ajustes que visem a melhora do sono. Tais medidas podem incluir:
- Homeopatia
- Meditação
- Suplementação
- Mudanças na alimentação
- Inclusão de prática esportiva na rotina
- Gerenciamento do estresse
Mas se você deseja se aprofundar neste tema, recomendo também que você acesse o meu canal no Youtube! Lá você encontra diversos vídeos dedicados ao tema para ajudá-lo na busca por uma vida com mais disposição e saúde: