A testosterona é um hormônio fundamental no desenvolvimento sexual dos homens e é produzida majoritariamente nos testículos e pequena parte nas glândulas adrenais.
Frequentemente associada ao desejo sexual e a produção de espermatozoides, ela também desempenha funções no desenvolvimento de massa óssea e muscular. Bem como na forma como os homens armazenam gordura no corpo e até na produção de glóbulos vermelhos.
Além disso, os níveis de testosterona no organismo também afetam o seu humor.
Como a testosterona influencia no cansaço e na fadiga?
A fadiga, é claro, pode ser causada por mais do que apenas baixos níveis de testosterona. Por exemplo, alguma patologia não diagnosticada ou problemas relacionados à tireoide.
A testosterona atua no cérebro regulando o humor. Logo, a baixa da testosterona pode desencadear sentimentos de tristeza, falta de motivação, fadiga e cansaço nos homens.
Um sinal de testosterona baixa está nas mudanças de comportamento. Você pode começar perder o interesse em atividades que antes gostava, principalmente aquelas que envolvem movimentar o corpo.
Mas a TRT – terapia de reposição de testosterona – pode fazer com que você recupere sua vitalidade.
Baixos níveis de testosterona
Existem exames de sangue que conseguem determinar se os seus níveis de testosterona estão baixos e quais os possíveis motivos para isso estar acontecendo.
Os níveis normais desse hormônio variam entre 280 e 1.100 nanogramas por decilitro (ng/dL) para homens adultos. No entanto, não é preciso aguardar o homem baixar sua produção a menos de 280 para estar indicada uma TRT. Pelo contrário, é vantajoso para esse homem começar sua reposição mesmo com níveis ditos normais, sobretudo se estiver apresentando sintomas sugestivos de deficiência da testosterona.
Níveis baixos de testosterona podem ser um sinal de problemas na glândula pituitária, a qual é responsável por enviar sinais para os testículos produzirem o hormônio. Logo, a sua baixa pode estar diretamente relacionada a problemas endocrinológicos.
Por exemplo, em adolescentes, a falta desse hormônio pode significar um atraso na puberdade.
Como recuperar a energia e melhorar os níveis de testosterona?
Geralmente mudanças no estilo de vida ajudam bastante na melhora dos níveis de testosterona.
Nesse sentido, ter um plano de atividades físicas e procurar consumir alimentos naturais e não processados, bem como cuidar da saúde mental são fundamentais.
Porém, homens acima dos 30 anos podem ter dificuldade em conseguir recuperar os níveis de testosterona naturalmente. Dessa forma, a reposição pode ser uma alternativa saudável de recuperar sua vitalidade.
Reposição hormonal
Normalmente associada à mulheres na fase de climatério, a reposição hormonal também pode ser feita em homens.
Nesse caso, a reposição é feita com hormônios bioidênticos e pode ser feita de diversas formas.
Dentre elas eu destaco aqui os implantes hormonais, que ganharam popularidade como “chips da beleza”. Porém é preciso deixar claro que não se trata de chip. Eles são implantes que poderão melhorar a presença de massa muscular e diminuição da celulite. Dessa forma, eles são aplicados com anestesia local e liberam gradativamente seu conteúdo na corrente sanguínea.
Eles duram cerca de seis meses e você pode começar a sentir os primeiros resultados em alguns dias ou semanas.
Se você desconfia que os seus níveis hormonais estejam baixos e quiser agendar uma conversa, clique no link abaixo. Será um prazer recebê-lo em meu consultório.