Síndrome do intestino irritável: aprenda a identificar os primeiros sinais
A Síndrome do Intestino Irritável é uma condição crônica que afeta o trato digestivo e é considerada comum nos dias de hoje. Os motivos para isso acontecer variam entre desequilíbrios no eixo cérebro-intestino, alterações na microbiota intestinal e infecções.
Os problemas na região do intestino têm se tornado cada vez mais comuns. Por exemplo, estudos estimam que entre 3% até 25% da população mundial sofra com essa síndrome. Porém, apenas 30% dos pacientes procuram tratamento.
Este é um indicativo perigoso de como tendemos a ignorar os sintomas e normalizar os desconfortos intestinais. Visto que cada dia mais aumentamos o nosso consumo de alimentos inflamatórios e pobres em nutrientes. Os quais deterioram nossa saúde intestinal e podem causar problemas como a Síndrome do Intestino Irritável.
Síndrome do Intestino Irritável (SII) e possíveis causas
Essa síndrome é considerada multifatorial e os seus sintomas são cada vez mais ignorados. Ela pode causar dores, dificuldade de ir ao banheiro (constipação), diarréia e até mesmo distensão abdominal. Ainda, a SII pode ser desencadeada por problemas em relação às contrações do intestino.
Algumas pessoas podem ter essas contrações intensificadas, o que causa gases e diarréia. Porém, pessoas com contrações fracas demais, têm dificuldade em ir ao banheiro.
Outra causa são as alterações no eixo cérebro-intestino.
Talvez você não saiba, mas o nosso cérebro e o intestino têm uma forte conexão. Um bom exemplo disso é o das diversas pessoas que sentem desconfortos intestinais ao experienciar momentos de estresse ou ansiedade.
Então, distúrbios do humor como a depressão podem desencadear problemas intestinais. E quando não tratados podem evoluir para Síndrome do Intestino Irritável.
Além das questões acima, a má alimentação também exerce um papel fundamental. Por exemplo, consumir alimentos ricos em gordura saturada ou frituras, demandam muito mais tempo para a digestão. Isso faz com que o estômago aumente a produção do ácido clorídrico (HCl), resultado em desconfortos como a azia ou queimação no estômago.
É comum também o quadro oposto, a hipocloridria. Nesse caso acontece a baixa produção de HCl, gerando desconforto na digestão, plenitude, azia e refluxo. Por isso, o seu médico precisará de detalhes explorados na consulta para diferenciar um quadro do outro e propor o tratamento mais adequado.
Um caso semelhante a esse é o das pessoas que usam muitos medicamentos diariamente. Os quais deixam a região mais sensível e aumentam as contrações do intestino.
Quais os primeiros sinais da SII?
O principal sintoma é a dor de estômago frequente, a qual pode ser intensificada por diarréias ou dificuldade em evacuar.
E entre os principais sintomas, fique atento à:
- Cólicas
- Gases
- Inchaço
- Alívio das dores e desconfortos após ir ao banheiro
- Barulhos excessivos na região abdominal
Quando você não trata a Síndrome do Intestino Irritável, ela pode causar sangramento retal, anemia, vômitos, perda de peso e dor persistente mesmo após ir ao banheiro.
Você pode gostar também::: Saúde do intestino está relacionada com a longevidade.
O mais importante sobre a SII é entender que sentir dores de estômago nunca é normal, a não ser em casos isolados. Ao ignorarmos os sinais que o nosso corpo envia, tendemos a adoece-lo cada dia mais. Por isso, converse com o seu médico e mantenha suas consultas de rotina, dessa forma todos os sintomas – por mais que pareçam inofensivos – serão investigados.
Espero que você tenha gostado deste artigo! E para ter acesso a mais conteúdos sobre longevidade saudável e cuidados integrativos com a saúde, acompanhe- me nas redes sociais!