A acupuntura já é conhecida no mundo todo como uma boa aliada no tratamento de dor crônica. E essa é uma técnica que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa.
A base do tratamento está nas agulhas: elas são inseridas no corpo para estimular os nervos da pele. Dessa forma, é possível influenciar tecidos, glândulas e até órgãos.
Como a acupuntura funciona?
As agulhas usadas no tratamento são colocadas em locais estratégicos do corpo, os quais são chamados de meridianos.
Tradicionalmente, a acupuntura estimula os meridianos – caminhos de energia – no corpo para que eles possam equilibrar as funções do organismo. As agulhas são inseridas em pontos conectados a esses meridianos e estima-se que existam mais de 2.000 deles.
Em uma sessão de acupuntura, você passa por uma avaliação. Durante esse momento o seu acupunturista pode medir o seu pulso, olhar sua língua e olhos, perguntar sobre seu humor e saúde intestinal. Dessa forma o profissional conseguirá informações sobre quais órgãos precisam ser estimulados.
Em seguida, o paciente deita em uma maca ou cadeira reclinável enquanto o acupunturista esteriliza com álcool pequenas áreas da pele para inserir as agulhas de uso único.
Geralmente o paciente não sente dor. Ao invés disso, ele pode sentir uma leve picada ou pressão nos locais de inserção da agulha.
O número de pontos de inserção varia muito de pessoa para pessoa e a duração de uma sessão gira em torno de 20 a 30 minutos.
Acupuntura no tratamento de dor crônica
O estudo Acupuntura para dor crônica: análise de dados individual de pacientes analisou o papel da acupuntura do tratamento de 4 tipos de dores crônicas: dor nas costas e pescoço, osteoartrite, dor de cabeça crônica e dores no ombro.
Os resultados encontrados foram promissores.
Segundo os pesquisadores, em uma escala de dor de 0 até 100, a média dos participantes do estudo foi de 60 antes das sessões. Após o final do tratamento, cerca de 50% da dor havia ido embora nos pacientes estudados.
Dessa forma, a acupuntura se mostrou eficaz para o tratamento da dor crônica, portanto, é considerada um bom tratamento complementar.
Quem pode praticar a acupuntura?
Quando estamos falando sobre um tratamento para minimizar sintomas de dores crônicas, estamos falando sobre um assunto sério. Logo, o ideal é você procurar um profissional da saúde credenciado a praticar esse tratamento.
Inclusive, legalmente, só são aptos a praticar esse tratamento médicos, médico veterinários e odontólogos. Cada um em sua respectiva área de atuação.
Isso porque estamos lidando diretamente com as suas dores, o que exige um alto grau de conhecimento sobre o corpo e as funcionalidades do organismo.
A acupuntura para o tratamento de dores já é usada há milênios e muitas pessoas seguem se beneficiando desse tratamento tradicional. E eu gosto de indicá-la como uma forma de, não só auxiliar no tratamento medicamentoso, mas também potencializá-lo.
E se você também acredita no poder das terapias tradicionais, busca qualidade de vida e acredita que o caminho para a longevidade saudável está nas escolhas que fazemos todos os dias, conheça o meu canal no Youtube. Lá eu compartilho vídeos nos quais falo sobre saúde e estilo de vida.