O que a homeopatia trata?

o-que-a-homeopatia-trata

 

A homeopatia é um sistema de medicina desenvolvido no século 18 pelo Dr. Samuel Hahnemann, que aborda a boa saúde de uma forma holística — levando em conta a pessoa como um todo e não apenas os sintomas ou ‘doença’. 

 

O princípio fundamental é que semelhante cura semelhante, levando-nos a selecionar um remédio feito de uma substância natural que normalmente produziria os mesmos sintomas que estão sendo mostrados, mas em uma pequena dose que foi potenciada para ser eficaz. 

 

Um exemplo simples pode ser que uma dose homeopática de Allium cepa (feita de cebola) pode ajudar alguém que tem olhos lacrimejantes e nariz escorrendo — exatamente os sintomas que experimentamos quando cortamos uma cebola.

 

Para entender mais sobre homeopatia, e o que ela trata, compartilho com vocês o artigo abaixo. Confira!

 

A homeopatia

A homeopatia cura pelos semelhantes. O tratamento visa o indivíduo como um todo, analisando corpo e mente. Ou seja, a homeopatia trata o doente e não só a doença do momento.

 

Dessa forma, age diferente dos medicamentos tradicionais. Por exemplo, se você tem uma febre, toma um remédio contra febre (antitérmico), um analgésico contra a dor, um antibiótico contra infecção. 

 

Em contrapartida, visa tratar além da doença no momento, mas também as causas iniciais. Dessa forma, ela se torna um tratamento amplo.

 

Os homeopatas visam tratar a pessoa como um todo, levando em consideração a personalidade, estilo de vida e fatores hereditários, bem como o histórico da doença. 

 

O distúrbio vital, que está na base do surgimento das manifestações clínicas, é como se fosse uma canção dissonante no sujeito, uma música com notas desafinadas, que causa desconforto e desajuste interno para a pessoa. 

 

É por essa razão que ao médico Homeopata cabe escutar além das palavras, mas procurar investigar a fundo tudo que tem relação com a queixa trazida, a fim de escolher um medicamento mais profundo e semelhante possível a esse distúrbio da energia vital.  

 

Como os processos de adoecimento de todas as pessoas são únicos, os medicamentos homeopáticos selecionados para cada caso são únicos. 

 

Assim, se 10 mulheres estiverem com enxaqueca e se tratarem com Homeopatia, possivelmente daremos 10 remédios diferentes para cada uma delas. 

 

Dessa forma, passar pela consulta é fundamental para a compreensão dos sintomas e dos processos e chegar a uma terapêutica personalizada e efetiva na resolução dos sintomas. 

 

Leia também::: O que é a síndrome metabólica?

 

Como funciona?

A homeopatia funciona estimulando a capacidade de cura natural do próprio corpo, a energia vital. 

 

O remédio desencadeia as próprias forças de cura do corpo e, portanto, um remédio é prescrito de forma muito individual para que possa produzir esses efeitos. 

 

O benefício da terapêutica homeopática não é do remédio em si, mas ele serve como um reset no sistema neuro imuno endócrino, para que ele volte a tomar conta do organismo, expulsando do organismo os fatores de desarmonia que geravam a doença.  

 

Um homeopata observará sintomas físicos, mentais e emocionais, juntamente com todos os fatores que fazem a pessoa se sentir melhor ou pior. A dor melhora com frio ou calor? A pessoa se sente pior se se mexer ou ficar parada? 

 

Quando iniciou o sintoma o que aconteceu na sua vida? Houve alguma emoção forte? Uma perda? Uma decepção? Tudo isso é importante para a individualização do medicamento. 

 

A partir de uma imagem do processo de adoecimento da pessoa, um homeopata pode então selecionar um remédio que melhor corresponda à imagem. Essa substância selecionada pode ter três principais origens: 

 

  • Mineral
  • Vegetal 
  • Animal

 

Claro, esta é uma explicação muito simplificada – a teoria e a filosofia da homeopatia são muito mais complexas. 

 

E o que ela trata?

A homeopatia muitas vezes pode ser usada para tratar a mesma ampla gama de doenças que a medicina convencional e pode até ser bem-sucedida quando todas as outras formas de tratamento falharam. 

 

Existem várias fontes de medicamentos homeopáticos. Uma grande parte deles é derivada de flores, raízes e folhas de plantas, ou seja, do reino Vegetal. 

 

E ela pode tratar de doenças de pele a condições crônicas de saúde, lembrando sempre que a homeopatia personaliza o tratamento para cada indivíduo, é seguro e tem benefícios a longo prazo.

 

Assista também::: Será que os medicamentos são realmente eficazes?

 

Cuide da sua saúde

A homeopatia é uma técnica que resiste ao tempo, é usada há mais de 200 anos. Dessa forma, se tornando uma importante aliada para quem deseja ter mais saúde e uma longevidade saudável.

 

Para um tratamento homeopático é fundamental você ter a avaliação de um médico especializado nessa área da Medicina. 

 

Espero que tenha compreendido o que é a homeopatia e o que ela trata e, para ter mais dicas e muita informação sobre saúde, siga também minhas redes sociais. Estou no Instagram, Facebook e Youtube!

Preencha os campos abaixo para entrar em contato.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?