5 Fatos sobre homeopatia que talvez você não conheça

homeopatia

A homeopatia foi criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann no final do século XVIII. Hahnemann era um médico insatisfeito com as práticas médicas convencionais da época, que muitas vezes envolviam tratamentos agressivos e perigosos, como sangrias e purificações. E logo ele começou a questionar as práticas vigentes e a buscar uma abordagem mais segura e eficaz para o tratamento de doenças.

Foi assim que, por volta de 1790, Hahnemann experimentou a ingestão de casca de cinchona, uma planta utilizada para tratar a malária, e notou que ela provocou sintomas semelhantes aos da própria doença.

E a partir desse experimento, Hahnemann desenvolveu o princípio da similitude. Princípio que afirma que uma substância que provoca determinados sintomas em uma pessoa saudável pode ser usada para tratar esses mesmos sintomas em uma pessoa doente.

Hahnemann começou a experimentar diversas substâncias em si mesmo e em seus colegas, observando os efeitos que elas provocavam e catalogando esses efeitos em um livro chamado “Matéria Médica Pura“. Ele também desenvolveu um método de diluição das substâncias, que ele chamou de “potencialização”, a fim de torná-las mais seguras e eficazes.

Foi assim que a homeopatia ganhou popularidade na Europa ao longo do século XIX. Nesse momento, muitos médicos começaram a adotá-la como uma alternativa mais segura às práticas convencionais da época. Ainda, médicos das américas também passaram a estudar esta prática, além de diversos outros países ao redor do mundo, onde ela continua sendo praticada até os dias de hoje.

Fatos que você talvez não conheça sobre a homeopatia

1. A homeopatia se baseia na ideia de que uma substância que causa sintomas pode ser usada para tratar esses mesmos sintomas. Para isso, as substâncias são altamente diluídas, possibilitando ao corpo gerar uma resposta frente ao estímulo medicamentoso.
  2.  Podemos usar a homeopatia para tratar uma ampla variedade de condições de saúde, incluindo alergias, asma, enxaquecas, dores musculares e articulares, problemas digestivos e distúrbios do sono.
  3. A homeopatia é amplamente utilizada em todo o mundo. A Índia, por exemplo, é um dos países com o maior número de médicos homeopatas registrados. Já na Europa ela é uma das terapias mais procuradas para tratar doenças.
  4. A medicina homeopática é baseada em três princípios: o Princípio da Similitude, o Princípio do Remédio Único e o Princípio da Dosagem Mínima.

5. Os princípios da medicina homeopática

O primeiro deles é o Princípio da Similitude, que prevê o uso de medicamentos para provocar reações no organismo semelhantes à doença que desejamos tratar. Isso ativa um movimento de cura do organismo, ou seja, semelhante cura semelhante!

Você pode gostar também::: Constelações Familiares (Familienstellen): O que são? Para quem seria indicado?

Os medicamentos homeopáticos precisam cobrir o maior número de sintomas que fazem parte da enfermidade – a totalidade sintomática – para poder ter uma ação profunda e curativa no organismo. Isso significa que sempre teremos um remédio para cada processo e doença.

Nos ítens acima eu mencionei que os medicamentos homeopáticos são diluídos. Isso acontece por causa de um processo chamado de dinamização. Ou seja, usar doses mínimas e sucussionadas do remédio homeopático gera no organismo uma reação primária.

Isso faz com que o corpo reconheça os agentes causadores e se auto regule para equilibrar a saúde, gerando uma reação secundária.

A homeopatia é uma forma de cuidar da saúde do indivíduo, ao invés de tratar apenas sintomas de doenças. Dessa forma, o médico consegue encontrar a raiz do problema e cuidar de você de forma integral, incluindo o corpo e a mente.

Você pode gostar também::: Quais as principais fontes de contaminação por metais pesados?

E podemos usar os princípios e medicamentos homeopáticos em uma ampla gama de doenças e condições. E se você deseja entender melhor o real poder da homeopatia, recomendo a leitura do meu livro!

Para adquirir o seu exemplar, basta clicar na imagem.

Boa leitura!