5 benefícios da acupuntura e da homeopatia no tratamento da depressão

acupuntura

A acupuntura e a homeopatia são práticas médicas tradicionais que buscam oferecer cura e tratamento de forma menos invasiva e mais segura, diferente dos tratamentos baseados apenas em fármacos. 

 

A acupuntura é uma prática milenar que nasceu na China, mas que hoje em dia já é praticada no mundo inteiro devido aos seus inúmeros benefícios. Já a homeopatia nasceu com os estudos do médico alemão Samuel Hahnemann no final do século XVIII e que também se propagou pelo mundo todo! 

 

Algo em comum entre essas duas práticas medicinais é o seu alto poder para tratar condições de ordem mental, caso da depressão! Por isso, convido você para entender melhor como tais abordagens podem ajudar você no tratamento desta doença.  

A acupuntura e a homeopatia são tratamentos complementares?

A acupuntura atua através da inserção de agulhas em pontos de meridianos – canais de energia pelo nosso corpo. A partir dessas inserções, conseguimos ativar o Chi, a nossa energia vital. 

 

Basicamente, o objetivo da acupuntura é conseguir liberar essa energia que muitas vezes se encontra estagnada. E através da boa escolha dos pontos de meridiano, conseguimos fazer com que ela flua livremente, tal qual um rio. 

 

Já a homeopatia é um sistema de tratamento que tem em sua base o princípio de que o próprio corpo tem o poder de se curar. Esta é uma abordagem médica integral que vê a enfermidade e a pessoa como um todo, procurando tratar o indivíduo de forma global, além dos sintomas latentes. 

 

Dessa forma, sim, a homeopatia e a acupuntura são tratamentos que se complementam e são uma excelente forma de tratar questões como a depressão. 

Mas e quais os benefícios de tratar a depressão com homeopatia e acupuntura? 

  • A acupuntura e a homeopatia ajudam a diminuir a necessidade de medicamentos alopáticos

Tanto a acupuntura quanto a homeopatia são extremamente eficientes no controle de sintomas e tratamento de condições como a depressão. Ambos os tratamentos atuam em um melhor equilíbrio interior e estímulo de autocura do corpo e podem ajudar você a diminuir as dosagens de medicamentos alopáticos (fármacos tradicionais). 

  • Melhor controle dos sintomas 

Ambas as práticas propiciam a restauração da energia, equilíbrio e tranquilidade mental. Dessa forma, nossas respostas emocionais também mudam, resultando no abrandamento dos sintomas. 

  • Sono de melhor qualidade 

A depressão é um distúrbio que pode tornar o seu sono irregular ou leve demais. Restaurar a sua qualidade é fundamental na hora de tratar a doença e devolver sua qualidade de vida. Inclusive, através da acupuntura conseguimos fazer a neuromodulação, ajudando você a dormir melhor! 

  • Tratamento mais seguro e menos agressivo 

Embora os casos mais agudos de depressão possam se beneficiar de medicamentos alopáticos, os casos mais brandos geralmente não apresentam tanta melhora com o uso desses medicamentos. Por isso, tratamentos como a homeopatia e a acupuntura podem ser opções mais seguras e que exponham menos o seu organismo. 

Você pode gostar também::: O Ômega-3 no tratamento da depressão

  • Abordagem personalizada

Diferente dos tratamentos convencionais ocidentais, a acupuntura e a homeopatia são praticadas conforme as queixas e dores do indivíduo e não há uma receita pronta para seguir. Todo o tratamento é feito com base naquilo que você precisa, sem generalizações!

 

Tanto a homeopatia quanto a acupuntura são tratamentos que eu incorporei à minha prática clínica ao longo de anos de estudo. E sempre tive respostas muito positivas em relação à melhora dos sintomas e cura. 

 

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre como posso ajudá-lo, acesse o link abaixo e conheça os meus programas de tratamentos:  

Preencha os campos abaixo para entrar em contato.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?